Imobiliária

Falta de Energia

O que fazer quando faltar energia?

Se não houve corte por falta de pagamento da conta de energia, verifique na caixa de medição se a chave ou disjuntor não estão desarmados. Certifique-se também se o problema não ocorre na vizinhança. Constatada a queda no fornecimento, envie uma mensagem de celular gratuita para o número 27382, contendo a palavra LUZ, um espaço e o número da sua Unidade Consumidora. Ou contate o Centro de Atendimento ao Cliente (CAC), pelo 0800 6464 196, e informe todos os dados que puder para facilitar o trabalho dos técnicos. O atendimento emergencial funciona 24 horas por dia.

Leitura

Por que não há leitura mensal nas zonas rurais?

Conforme a Resolução ANEEL da nº 414/2010, em unidades consumidoras do grupo B localizadas em área rural, a distribuidora pode efetuar as leituras com base na média de intervalos de até 12 (doze) ciclos consecutivos. O consumidor pode, mensalmente, obedecendo o calendário de faturamento, informar a leitura. Caso não o faça, ocorrerá o faturamento por média. A distribuidora deve realizar a leitura no ciclo subseqüente sempre que o consumidor não efetuar a leitura por 2 (dois) ciclos consecutivos.

Nova Ligação e Religação

Como solicitar nova ligação?

É necessário ir até uma agência e apresentar as seguintes informações: dados pessoais (nome completo, data de nascimento, nome da mãe, telefone e endereço); cópia autenticada ou cópia e original do CPF e do RG (pessoa física); cópia autenticada ou cópia e original do CNPJ (pessoa jurídica), mais CPF e RG do responsável legal; carga detalhada (relação dos aparelhos elétricos que serão utilizados na Unidade Consumidora); tipo de ligação (monofásico, bifásico, trifásico ou polifásico); endereço completo e ponto de referência do local a ser ligado; atividade desenvolvida na unidade consumidora. Atenção: O padrão de entrada deverá estar de acordo com as normas técnicas e de segurança, numerado e com livre acesso aos funcionários da concessionária.

Prazos para Ligação:

- 05 dias úteis para UC do Grupo B localizada em área urbana, sendo três dias úteis para a vistoria e dois para a ligação;
- 10 dias úteis para UC do Grupo B localizada em área rural, sendo cinco dias úteis para a vistoria e cinco para a ligação;
- 07 dias úteis para UC do Grupo A (alta tensão), entre vistoria e ligação.

ATENÇÃO: Os prazos acima devem ser contados a partir da data da APROVAÇÃO das instalações e do cumprimento das demais condições regulamentares pertinentes.

Solicitar religação

Como solicitar religação?

Há várias formas de solicitar a religação, após a quitação dos débitos. O cliente pode ir à agência comercial mais próxima e pedir pessoalmente. Ou pode mandar uma mensagem gratuita de celular para o número 27382. Se quiser religação comum, deve digitar no texto da mensagem a palavra RELIGA, seguida de um espaço e do número da Unidade Consumidora. Se quiser religação de urgência, deve digitar RELIGAURGENTE, dar espaço e digitar o número da Unidade Consumidora. Caso prefira, o cliente pode ainda ligar para o Centro de Atendimento ao Cliente (CAC), pelo 0800 64 196. Os serviços de religação serão cobrados na próxima fatura, de acordo com a tabela vigente de serviços. Não há cobrança no momento da solicitação.

Ressarcimentos de danos elétricos

Como solicitar ressarcimento relativo a danos causados em aparelhos elétricos devido a falhas no sistema?

A solicitação de ressarcimento de danos pode ser feita aqui, no site da Cemat. O titular da fatura de energia deve preencher o formulário de ressarcimento de danos e esperar que a empresa entre em contato. Se tiver dúvidas no preenchimento do formulário, o consumidor pode entrar em contato com o Centro de Atendimento ao Cliente – CAC ou procurar uma agência comercial com a última conta paga e cópia do RG, CPF ou CNPJ. Os demais procedimentos serão informados no próprio local. Caso o titular da fatura seja Pessoa Jurídica, o solicitante deve ser o representante legal da empresa e apresentar os documentos pessoais e o documento que comprove sua posição como representante.

Atenção: Não encaminhe o aparelho danificado para conserto antes que um funcionário da concessionária verifique o dano causado.

Troca de Classificação

Quais documentos são necessários para alterar a classificação como produtor rural?

O cliente deve procurar uma agência de atendimento, munido dos documentos pessoais ( CPF e RG) originais ou cópias autenticadas, escritura da propriedade; documento de identificação de produtor rural; ficha de inscrição estadual ou Pedido de Atualização Cadastral (PAC); nota de produtor rural e Imposto Territorial Rural (ITR), documento que comprove a localização e documento que comprove a atividade rural expedido por órgão competente.

Troca de Titularidade

Como alterar o nome do titular da fatura?

- Unidade Consumidora (UC) sem débitos pendentes:

Pessoa física: Procurar uma agência de atendimento munido dos documentos pessoais ( CPF e RG) originais ou cópias autenticadas e comprovante de endereço.

Pessoa Jurídica: O titular (representante legal) deve dirigir-se a uma agência da concessionária munido dos seguintes documentos:

Ø   Cartão do CNPJ e Inscrição Estadual;
Ø   Contrato Social;
Ø   Última Alteração do Contrato Social;
Ø   RG e CPF dos sócios;
Ø   RG e CPF do solicitante;
Ø Documento de representatividade da pessoa jurídica para o solicitante, com firma reconhecida em cartório, quando não for um dos sócios;
Ø   Certidão da JUCEMAT (Junta Comercial do Estado do Mato Grosso), atualizada;
Ø   Comprovante de residência dos sócios;
Ø   Licença Ambiental da Sema/Ibama;
Ø Escritura registrada em cartório com a Matricula ou contrato de locação/arrendamento, com firmas reconhecidas.

Unidade Consumidora (UC) com débitos pendentes:

Os débitos devem ser quitados antes da solicitação. Caso o débito não seja de responsabilidade do solicitante, dirija-se a uma agência comercial da concessionária, munido dos documentos pessoais (CPF, do RG ou CNPJ), originais e cópias, contrato de locação e escritura do imóvel ou outro documento que comprove a propriedade do locador (nesse caso, a documentação deve ter firma reconhecida e autenticação em cartório

Informações sobre Cortes

Em quais situações ocorre o corte de energia em uma Unidade Consumidora (UC)?

Em quais situações ocorre o corte de energia em uma Unidade Consumidora (UC)?

De acordo com a Resolução da ANEEL nº 414/2010, a empresa está autorizada a suspender o fornecimento de energia elétrica nos seguintes casos:

De imediato: Quando constatada ligação clandestina que permita a utilização de energia elétrica, sem que haja relação de consumo; Quando constatado o fornecimento de energia elétrica a terceiros por aquele que não possua outorga federal para distribuição de energia elétrica, a distribuidora deve interromper, de forma imediata, a interligação correspondente, ou, havendo impossibilidade técnica, suspender o fornecimento da unidade consumidora da qual provenha a interligação; Quando for constatada deficiência técnica ou de segurança na unidade consumidora que caracterize risco iminente de danos a pessoas, bens ou ao funcionamento do sistema elétrico.

Com aviso prévio: pelo impedimento de acesso para fins de leitura, substituição de medidor e inspeções, devendo a distribuidora notificar o consumidor até o terceiro ciclo de faturamento seguinte ao início do impedimento; pela inexecução das correções indicadas no prazo informado pela distribuidora, quando da constatação de deficiência não emergencial na unidade consumidora, em especial no padrão de entrada de energia elétrica; ou pela inexecução das adequações indicadas no prazo informado pela distribuidora, quando, à sua revelia, o consumidor utilizar na unidade consumidora carga que provoque distúrbios ou danos ao sistema elétrico de distribuição, ou ainda às instalações e equipamentos elétricos de outros consumidores.

Suspensão por inadimplemento, referente ao não pagamento dos valores cobráveis e faturas conforme especificado no artigo 172 da Resolução da ANEEL nº 414/2010.

Unidade Consumidora (UC)

O que é Unidade Consumidora?

Unidade Consumidora ou UC é o conjunto composto por instalações, ramal de entrada, equipamentos elétricos, condutores e acessórios, incluída a subestação, quando do fornecimento em tensão primária, caracterizado pelo recebimento de energia elétrica em apenas um ponto de entrega, com medição individualizada, correspondente a um único consumidor e localizado em uma mesma propriedade ou em propriedades contíguas.

Informações sobre Débitos

Quando o cliente constrói uma casa nos fundos de outra que possui débitos junto à empresa, ele pode solicitar uma nova ligação para a casa em construção?

Quando houver débitos decorrentes da prestação do serviço público de energia elétrica, a distribuidora pode condicionar algumas solicitação à quitação dos débitos. É o caso de pedido de ligação ou alteração de titularidade solicitada por quem tenha débitos no mesmo ou em outro local de sua área de concessão. E também de religação, aumento de carga, a contratação de fornecimentos especiais ou se serviços, quando solicitados por consumidor que possua débito com a distribuidora na Unidade Consumidora para a qual esta sendo solicitado o serviço.

Como consultar débitos e solicitar segunda via de conta?

Essas informações podem ser obtidas de quatro formas diferentes: pelo site da concessionária, por telefone (0800 64 64 196), pessoalmente (em qualquer agência) e por mensagem de celular (enviando um SMS gratuito para 27382 com a palavra CONTA, seguida de um espaço e do número da unidade consumidora).

Débito Automático

Como solicitar o débito automático da fatura de energia em minha conta bancária?

Basta entrar em contato com o banco no qual possui conta e informar o número das unidades consumidoras cujo pagamento deverá ser cadastrado para débito automático. Dependendo do banco, o cadastramento pode ser realizado via Internet, por telefone ou nos caixas eletrônicos, sem necessidade de comparecer à agência bancária. O cliente continua recebendo a conta de luz normalmente, apenas para conferência.

Solicitação de Desligamento

Como solicitar o desligamento de uma Unidade Consumidora (UC)?

O cliente deve entrar em contato com o Centro de Atendimento ao Cliente CAC (0800 64 64 196) ou procurar uma agência comercial, fornecendo o RG e CPF (pessoa física) ou CNPJ (pessoa jurídica) do titular da fatura, além do comprovante de quitação dos débitos pendentes. Essa solicitação somente poderá ser feita pelo titular da Unidade Consumidora ou representante legal, com apresentação de documentos comprobatórios. O prazo é de 02 dias úteis para o desligamento e 01 dia útil para geração da fatura final.